O poder da castanha de caju - Dieta coletiva

29 de agosto de 2011
Se tem uma coisinha que eu amo comer é castanha. Isso vem desde a minha infância, é uma paixão que não sei explicar. Mas que foi passada de pai para filha. Pois sempre lembro do meu pai comendo castanhas e dando pra mim. 
Quando minha glicose estava alta tive que reduzir bastante o consumo das delícias pecaminosas que eu tanto gostava. Foi sofrido mas curiosamente foram as castanhas que me deram a maior força. Sempre que sentia vontade de comer doces, comia castanha. Minha vontade por doces passava e minha ansiedade também. Ao perceber isso tratei logo de encher a dispensa com castanhas e todo dia consumia uma porção delas, justamente naqueles horários em que um docinho vai muito bem, no meio da manhã, depois do almoço e no comecinho da noite. 
Incrível como eu  fico saciada e sem vontade nenhuma para as guloseimas. Curiosa sobre os seus benefícios fui ao santo google e pesquisei tudinho. Eis o que encontrei:
"A castanha de caju aumenta os níveis de HDL, o bom colesterol, protegendo o coração e proporcionando vida mais longa e sadia. É rica em gorduras não-saturadas (saudáveis), em proteínas e carboidratos, ferro, cálcio, fósforo, sódio e vários tipos de aminoácidos. Dentre estes últimos, destaca-se o argimino, que se converte em óxido nítrico, alargando as artérias e diminuindo a pressão sangüínea, evitando ataques cardíacos.É anticancerígena, pois é rica em fitoquímicos e fitoesteróis. Ajuda, ainda, a perder e a manter o peso em dietas alimentares."
"Essas delícias fazem parte do seleto grupo das frutas oleaginosas, que, além de carregarem muitos nutrientes, podem ser excelentes parceiras na hora de emagrecer. Estudos indicam que, quando aliadas a uma dieta, essas castanhas auxiliam na perda de peso, pois são ricas em gorduras monoinsaturadas, responsáveis por manter o nível de açúcar no sangue estável e ativar o metabolismo da queima de gorduras."
"Ajuda a reduzir os níveis de colesterol.
Tem efeito antioxidante.
Ajuda a prevenir alguns tipos de câncer e produção da enzima glutationa peroxidase.
Ajuda o organismo assimilar melhor o cálcio."
Está explicado porque me sinto tão bem comendo essa maravilha. E  aqui na terrinha, até que é baratinho! 
Vamos lá comer castanha?
Beijocas...


Mais arteirices...

26 de agosto de 2011
Que maravilha esse negócio de fazer artesanato, como bem disse a Sil, do blog Ateliê Athena. Agora que comecei não consigo mais parar.
Comprei essa caixinha, pintei toda de rosa e depois colei alguns pedacinhos de tecidos. Na tampa recortei um bulé e colei.
Dentro eu forrei com tecidos também.

                                    Fiz esse quadrinho, recortei o tecido e fui colando.
É claro que ficou cheio de imperfeições que depois de muita fazer e algumas técnicas eu vou melhorando, assim espero!
Fiz esse outro que não ficou essa maravilha toda.
Bom final de semana.
Beijocas...

Quadro infantil

25 de agosto de 2011
Continua apaixonada por quadrinhos mas dessa vez resolvi fazer diferente dos outros que fiz.
Comprei 1 tela de pintura de 16x22cm, que é bem baratinha por sinal.
Forrei com tecido que grampeei com grampeador de tapeceiro. Sofri um pouquinho até pegar o jeito mas depois deu tudo certo.

Ficou assim,com esse tecido fofo. Depois veio a parte mais fácil e legal da brincadeira.
Colei os gatinhos de feltro no tecido e depois decorei com pedrinhas de bijuterias, que colei com cola lantejoula da acrilex.
Colei também os corações para dar um ar rômantico aos gatinhos apaixonados. E aí o que acharam?
As fotos não ficaram muito boas porque tirei do celular. Estou aproveitando esses dias na casa da minha sogra pra fazer minhas pequenas arteirices e encontrei várias lojas cheia de materiais incríveis e baratos. Também me matriculei num cursinho rápido. Só começa próxima semana, espero aprender muita coisa legal e claro, vou mostrar aqui!
Aos poucos vou visitando todo mundo.
Fiquem com Deus.
Beijocas...


Comer bem pra ter uma pele linda! Dieta coletiva.

22 de agosto de 2011
Eu tento comer um pouquinho de tudo pra diversificar o cardápio e pra não enjoar determinados alimentos. Sempre me preocupei com a questão da pele, do envelhecimento precoce e de evitar as  rugas. Não adianta só usar cremes, a alimentação é muito importante, pois a beleza vem de dentro pra fora. Sempre que dá pesquiso sobre os alimentos e as maravilhas que pode fazer na pele.

10 alimentos nota 10 para o seu rosto

O maior trunfo deles é prevenir o envelhecimento precoce, regenerando os tecidos. Alguns combatem o ressecamento; outros, o excesso de oleosidade. Monte com estes ingredientes um cardápio gostoso e transforme o prazer de comer em um ritual de beleza.

Nunca se pesquisou tanto, e com tantos resultados animadores, o poder de certos alimentos em relação à preservação da beleza e da saúde. Provavelmente, você conhece os benefícios de alguns deles, como a soja e o iogurte. Mas já ouviu falar dos efeitos extraordinários que tem sobre o rosto um simples pepino? Ficar informada a respeito de tudo o que há de novo em matéria de nutrição vai enxotar muitas daquelas rugas que gostariam de aparecer sem ser convidadas. Torne-se íntima dos dez superalimentos para a sua pele tirar nota 10.

1. Tônico com efeito mate

Para tonificar, nada melhor que a cenoura: o ácido lipóico, presente em sua composição, dá uma revitalizada geral no rosto e, de quebra, ajuda na hora de pegar uma cor. Ela carrega uma bateria de poderosos antioxidantes, as vitaminas A, C e E, e ainda recupera estas duas últimas, que a pele perde diariamente. "O conselho é preferir a cenoura orgânica (porque o agrotóxico diminui as vitaminas dessa raiz) e misturá-la aos sucos", ensina a médica nutróloga Jane Corona, do Rio de Janeiro, autora de vários livros sobre as propriedades dos fitoterápicos. Comer 1 cenoura pequena (72 g) por dia. Calorias 33.

2. O exército vermelho

As frutas vermelhas - morango, amora e framboesa, ricos em cianidina e vitamina C - formam um exército imbatível. São eficientes em combater os agentes "malvados", os radicais livres. Mesmo consumidas na forma de polpa congelada, elas melhoram as paredes dos vasos sanguíneos da pele, que fica mais irrigada e oxigenada. Ainda previnem o envelhecimento precoce das células, o excesso de oleosidade e a acne. A vitamina C, além de antioxidante, é fundamental na produção de colágeno, o tecido de sustentação da pele. Comer diariamente, em sucos, saladas, iogurtes, gelatinas. Calorias 1 xícara de morango tem 40 calorias; de amora, 50; de framboesa, 57.

3. Segurança 24 horas

Imagine um alimento que protege você o tempo todo. O iogurte é assim. Encarrega-se de manter os probióticos, bactérias que residem no intestino e o regulam. Sem esse equilíbrio, a pele sofre. Por outro lado, ela abriga uma quantidade muito grande de bactérias do bem, que a defendem. "Consumir iogurte mantém essa camada protetora invisível - na sua ausência, a pele se infeccionaria só de sair à rua", diz a dra. Jane Corona. Mais ainda: o iogurte atenua as olheiras. Comer 1 pote (200 ml) por dia do produto desnatado. Calorias 90.

4. Para sentir firmeza

Descasque o abacaxi: rico em manganês, tem bromelina, uma substância antiinflamatória que atua diretamente na pele, colaborando para combater acne, alergias e outros terrores do gênero. Além disso, essa fruta deliciosa tem enzimas que fortalecem o colágeno e as fibras de elastina dos tecidos, ajudando-os a manter a firmeza. Todo mundo correndo para o fruteiro! E nem pense em enjoar na hora de adotar esse hábito no cardápio: abacaxi vai bem em sucos, na sobremesa, grelhado, assado, em gelatinas, bolos, compotas e iogurtes. Comer 1 fatia (100 g), de três a quatro vezes por semana. Calorias 49.

5. Elixir da juventude

Elas são mesmo uma uva. Com propriedades laxativas e diuréticas, as uvas estimulam as funções do fígado, deixando você bem-disposta e com a pele mais bonita. Tem mais: além de serem boa fonte de vitamina C, ferro e potássio, elas contêm pectina (fibra) e bioflavonóides, que evitam o envelhecimento precoce. Comer 1 cacho pequeno de uvas, três vezes por semana. Calorias 130.

6. Gostosa e indispensável

A castanha-do-pará não é apenas deliciosa: é um poço de selênio, um mineral com propriedades antioxidantes tão ou mais poderosas que as da vitamina E. Fundamental para a beleza e a saúde da pele, ele previne e retarda o envelhecimento ou o enrijecimento dos tecidos pela oxidação e contribui para manter a elasticidade natural. Comer três castanhas-do-pará por dia. Calorias 82.

7. Mágica pura

O germe de trigo é uma excelente fonte do mineral que faz par com o selênio na hora de deixar você mais saudável e bonita: o zinco. E tem um monte de vitamina E, outro antioxidante que ajuda a pele a ficar macia e jovem. Tudo isso impede que a camada de gordura da pele oxide, evitando o envelhecimento precoce e a formação de acne e cravos. Comer 1 colher (sopa) de germe de trigo por dia. Calorias 37.

8. Mas que pepino!

Nada de virar a cara para ele; e trate de aproveitar bem todos os que aparecerem pela frente. Esse vegetal é diurético, tem vitamina C e ácido fólico e, por isso, funciona como regenerador celular, com um efeito extraordinário sobre a pele. E a combinação desses dois nutrientes auxilia inclusive na cicatrização. Não é uma maravilha? Nem mesmo a casca deve ser ignorada, pois, além de ter propriedades digestivas,  é antioxidante, já que possui betacaroteno, o pigmento que o corpo transforma em vitamina A. Agora fica fácil de você entender por que tantos produtos cosméticos usam o pepino em sua fórmula. Comer 1 pepino médio (150 g), quatro vezes por semana. Calorias 19.

9. Vencendo o medo

Câncer de pele é aquele temor escondido que todo mundo tem e exorciza com filtro solar, certo? Quase. Na luta contra esse mal, além de usar FPS, entra em cena um alimento cheio de qualidades e fonte expressiva de vitaminas D e C: o salmão. A vitamina D também é antioxidante e possui uma propriedade que combate o crescimento desordenado das células. O salmão é mais rico nesse nutriente, mas ele pode ser encontrado também na sardinha e nos outros peixes. Comer 1 posta ou filé (100 g), de duas a três vezes por semana. Calorias 211.

10. Tudo de bom

A soja é uma bênção para a pele e para a saúde em geral. Em sua composição, entra um fitormônio (hormônio vegetal) semelhante ao estrógeno: a isoflavona. Na pele, temos receptores para as isoflavonas, e elas são decisivas para evitar seu ressecamento e melhorar a elasticidade, diz a dra. Jane Corona. "Além de comer soja em grãos (em saladas), pode-se substituir o queijo tradicional por tofu, tomar sopinha de missô (massa de soja), consumir sojinha crocante, leite de soja e sucos à base da leguminosa", ensina a médica. Tudo para ficar mais bonita e saudável. Comer diariamente. Calorias 1 colher (sopa) de soja cozida tem 26 calorias.
Achei esse texto maravilhoso no site da revista nova. Muitas dicas boas pra gente seguir a risca e ganhar com uma saúde de ferro e uma pele novinha em folha.


Sábado fiz essas comprinhas básicas para dar uma melhorada na minha pele, confesso que nunca usei nívea mas já ouvi muita gente dizendo que é bom. Amigas, eu peço quem souber e puder me dá todas as dicas para uma pele linda, jovem e saudável, agradeço muito. Dicas sobre produtos, máscaras, todos os segredinhos que vocês fazem, dividam comigo! Please!! Já usei vários produtos, inclusive aqueles mais tradicionais indicados pelo dermatologista que fui. Mas eu quero mais!! Os dermatologistas que fui não me orientam corretamente quanto aos cuidados com minha pele, sempre focam no protetor solar que uso e evito o sol ao máximo. Mas não falam que devo lavar, tonificar, hidratar. Eu quem sempre peço cremes anti-rugas.  Vou ficar esperando as dicas e conselhos de vocês, ok?
Essa semana que passou não foi muito boa, tive um mal estar depois de ficar horas na internet, muita dor de cabeça, tontura, olhos ardendo. Por conta disso não fiz minha caminhada rotineira. Estou um pouco ausente do blog, não aguento ficar muito tempo por aqui e peço desculpas por não visitar todo mundo que sempre visito. Até conseguir falar com o oftalmologista vou ter que evitar ao máximo o computador. Sem falar que o tempo começou a ficar corrido, minhas aulas na universidade voltaram, graças a Deus consegui pegar algumas máterias esse período. Marido também viajou pra Fortaleza, vai ficar quase duas semanas por lá e enquanto isso vou ficar aqui na casa da sogra. Não daria certo ficar sozinha no interior, longe de tudo e de todos e ainda com esse mal estar insuportável. Então, minha vida está meio maluca esses dias. Assim que tudo melhorar espero voltar com mais frequência, cheia de saúde e lendo e relendo os blogs maravilhosos de vocês.
Bom começo de semana!
Fiquem com Deus.
Beijocas...


Selinhos fofos que eu ganhei!!

17 de agosto de 2011
Oi amigos!
Como estão vocês que aquecem meu coração?
Ganhei 3 lindos selinhos da minha conterrânea Lidiane, que é dona do blog Criativa´rte, onde mostra seus talentos com origami. Uma menina muito talentosa!
Respondendo as perguntas:
1. Eu amo Machado de Assis, então, qualquer uma das obras dele eu leio e releio sem cansar.
2. Concordo com a Lidiane, a bíblia, pois está cheia de conselhos, mensagens que acalmam meu coração e que me tiram qualquer medo que possa ter.
3. No momento estou lendo 1822, do Laurentino Gomes. Indico porque dá pra gente entender um pouco do nosso Brasil de hoje, vendo todo o seu passado, dá pra entender a precária educação e economia do nosso País ao longo de toda sua existência. Muito interessante, uma leitura gostosa, leve.
4. Os blogs que indico:
Adriana Balreira
Filosofar é preciso
Força de expressão
Luzia lira pedagoga
M@myrene

Minha mãe sabia
Sem magia o que seria a vida?
Semeando poesias e plantando fantasias
Trocando idéias
Tera Artes

As regrinhas desse selo são indicar 10 pessoas e falar 10 coisas sobre mim. Então, vamos aos indicados:
Adoro Crochê, Costura, Artesanato, Fotografia, Culinária, Jardinagem...
Artesanato Arte Re
Badulaques da Lia
Caprichos by Neli
Casa de fifia
Casa Dicas e tal
Casa e fogão
Casinha encantada
Cinária Mendes
Entre, a casa é minha

A regrinha desse outro selo fofo também é a mesma, falar 10 coisas sobre mim e indicar 10 blogs:

Fernanda Reali
Finais Felizes
Miscelânia em Artes
Na cozinha da Nina
O tacho da Pepa
Organizando Arrumando e Fuçando
Sonhos de outono
Vasinhos coloridos
Uma linda promessa
Vida no sítio

O legal dos selinhos é poder homenagear pessoas queridas e maravilhosas que aqui nesse mundinho do blog tem muita. Sempre que ganho um selinho indico blogs que adoro e que ainda não indiquei, porque também assim é uma forma de divulgar, de aumentar o círculo de amizades. Ainda tem muita gente boa pra ser homenageada aqui, aos pouquinhos quero fazer isso.
As regra desses 2  últimos selinhos são indicar 10 blogs e dizer 10 coisas sobre mim. Vou tentar não ser repetitiva e breve.
1. Adoro passear pelos blogs e comentar, fico triste quando não consigo fazer isso.
2. Amo os comentários que recebo, dá uma alegria entrar e ver tanta gente legal e carinhosa.
3. Dou pulos de alegria quando vejo que ganhei mais um seguidor ou seguidora. É bom, né?
4. Tudo lindo e fofo que eu vejo fico louca pra mostrar aqui.
5. Amo, amo, amo, amo ganhar sorteio, só ganhei um até agora.! Quem não gosta?
6. Todas as dicas de decoração, artesanato e culinária que leio fico doidinha pra fazer.
7. Acho divertido ver os templates coloridos e diferentes.
8. Me sinto a vontade de falar sobre mim com vocês, meus amigos virtuais, mas fico tímida com meus amigos reais. Fico sem jeito quando algum deles espia meu blog, não divulgo para os conhecidos, só para os super intímos.
9. Às vezes fico insegura sobre as postagens, tenho receio de falar besteira, de ser fútil e nada interessante.
10. Morro de medo de passar uma imagem errada ao meu respeito ou de magoar alguém por algo que eu disse ou fiz e que foi mal interpretado.

Desejo um dia iluminado e cheio de Deus no coração de vocês.
Beijocas...


Dieta coletiva - Minha estréia

16 de agosto de 2011
Faz um tempinho que via algumas meninas aqui do blog participando da dieta coletiva, assunto que muito me interessa por ser um estilo de vida mais saudável, que é o que procuro pra mim. Tento, é claro que sempre tem os deslizes mas ninguém é de ferro. Então, hoje começo a participar da dieta coletiva, o dia certo é na segunda-feira mas como ontem não tive tempo, vou colocar hoje e nas próximas vezes me preparar para segunda-feira.
Bem, meu interesse por uma alimentação saudável começou há uns 3 anos atrás mais ou menos, quando descobri que tinha gastrite. O médico me aconselhou uma mudança radical nos meus hábitos alimentares, pois só assim pararia de sentir aquelas dores horríveis no estômago. E desde então estou sempre em busca de alimentos saudáveis. O ideal é o consumo diário de 5 frutas, eu tento mas geralmente só consigo comer 3 frutas por dia.
Meu café da manhã começa com 1 copo de água em jejum e depois uma fruta. Geralmente não tenho apetite cedo, só lá para às 10 hrs da manhã sinto fome, então como biscoito integral com queijo. Amo queijo, é uma tentação mas não como com frequencia. Antes do almoço, se sinto fome como 1 fruta. Tento variar bem durante o dia, 3 frutas diferentes diariamente.
No almoço como pouco, primeiro que não gosto de arroz e por isso coloco só uma colher de chá, tento comer arroz integral mas meu marido não gosta e fica reclamando. Também não vou mesmo fazer arroz integral pra mim e arroz comum pra ele, então fico variando mas quase sempre o arroz integral vence, rsrsrs.
Descobri que carne deixava minha digestão lenta e me dava azia, sei lá, além de gastrite tenho refluxo e esofagite, carne piora tudo isso. Então quase não comemos carne, geralmente filézinho de frango feito no forno, peixe e soja. Marido reclamava mas agora gosta porque come e se sente leve, antes ficava pesadão. Ele descobriu que tem pangastrite e tudo faz mal pra ele, com essa alimentação ele se sente bem melhor.
A noite não jantamos, só lanchamos, frutas, muitas frutas. Ou comidinhas leves, como tapioca, biscoito integral, sanduiche, torradas. Se comermos algo mais pesado não conseguimos dormir direito, eu fico com mal estar, tontura, queimação. Acontece que depois que tiramos muitas coisas da nossa alimentação melhorou bastante. Frutas e verduras aqui em casa não podem faltar!
Tive que fazer alguma atividade física porque o sedentarismo me prejudicou, como sou preguiçosa, comecei fazendo caminhada. Não gosto de academia, por enquando caminhar já está me fazendo muito bem.

Pra começar a semana, almoço saboroso, arroz com cenoura, feijão (que eu amo!! mas tenho que comer pouco), salada crua e verduras cozidas, soja com ervilha, peixe e uma pequena porção de escondidinho de macaxeira. Não fui eu quem fez essa comidinha não, comi ontem rapidinho em um self service antes de voltar pra casa. Como ontem foi feriado aqui no interior, passamos o final de semana e a segunda em Aracaju.
Por falar em feriado hoje é aniversário de Teresina, 159 anos. É a única capital do nordeste que não é banhada pelo mar e a primeira do Brasil a ser planejada. Mas os rios Poti e Parnaíba compensam essa distância do litoral, banhando a cidade que é mais conhecida como a Cidade Verde. O apelido foi dado porque todas as ruas e avenidas são ladeadas por árvores, especialmente mangueiras. Eu amo muito minha terrinha! É uma cidade novinha mas cheia de estilo. Tudo de melhor pra terra do sol. Um dia desses falo mais do meu estado e mostro as maravilhas que tem lá.
Beijocas...


O meu pai

14 de agosto de 2011
Engraçado como as lembranças da minha infância trazem bem presente o meu pai e tantos momentos marcantes e inesquecíveis pra mim. Sempre lembro mais dos momentos que vivi com ele do que com minha mãe, não sei por que. Lembro quando ele me ensinou a amarrar o cadarço do meu tênis, explicando com toda calma que era importante amarrá-los para que eu não caísse. De quando me ensinou a ver as horas em relógios analógicos. E a encher o pneu da bicicleta com a bomba de ar.
Me recordo dele falando que o homem mais inteligente que  tinha ouvido falar era Rui barbosa quem muito admirava e também me explicando sobre a lei Áurea. Meu pai tem um jeito todo calmo, é justo, sempre que eu e minha irmã brigavámos ele escutava atentamente as duas e só depois tirava suas conclusões. Não gostava nenhum pouco de ver a gente brigando e vinha com a conversa repetitiva de que tínhamos que agradecer a Deus por termos uma a outra, que ter um irmão era a melhor coisa do mundo, ele como filho único sonhava em ter um irmão. E eu com minha inocência pensava, sorte dele, quem dera eu não tivesse irmã! Coisas de crianças!
Outra coisa que ele não admitia era que a gente estragasse comida, isso o irritava profundamente e era motivo de puxões de orelhas severos. Ele explicava pela milésima vez que a gente tinha que pensar nas criancinhas que não tinham o que comer. E ficava de olho, fiscalizando nosso prato. Essa lição eu aprendi direitinho! Só coloco no prato o que realmente vou comer.
Lembro das manhãs de domingo em que íamos ao mercado velho tomar mingau de milho, comprar jaca ( fruta que ele adora! E eu também), passear entre uma compra e outra. Das tardes no circo, ele e minha irmã adoravam circo, eu não, sempre preferi parque diversão. Também íamos muito e na barraca do tiro ao alvo ele perguntava o que a gente queria, e sempre acertava. Era uma farra voltar pra casa com bolas enormes e  balões. Gostava de levar a gente na lanchonete do Abraão, pra tomar abacatada, ou vitamina de abacate, como queiram. Uma delícia. E quando íamos a sorveteria era uma alegria, podíamos tomar o tanto que queríamos, era muito bom!
Tive uma fase em que mentia muito, a todo momento contava uma mentirinha, brincadeira natural de criança mas eu já estava exagerando. Minha mãe não aguentava mais. Até que meu pai veio me contar uma histórinha, de uma menina que mentia direto e um dia ela estava se afogando, pediu por socorro mas ninguém acreditou, acharam que era mais uma mentira e assim ela morreu. Eu, que devia ter uns 4 ou 5 anos fiquei assustada com essa história e depois disso diminuiu bastante minhas mentirinhas. 
Eu lembro também de quando íamos ao supermercado, tudo que eu via queria e ele me dava, enchia o carrinho de compras de biscoitos recheados e bombons, minha mãe tirava e ele botava, às vezes eu sentia que ela não gostava desse jeito dele de fazer nossas vontades. Meu pai era autoritário, houve um tempo que eu morria de medo dele, principalmente quando dizia que o nosso namorado era o cinto. Não queria ouvir conversa de namoro em casa, que nós tínhamos que estudar, ser independente pra não ter que aguentar humilhação de ninguém. Fiquei com tanto medo de namorar que só vim a dar meu primeiro beijo aos 19 anos. 
Os valores que me passou, todo o exemplo de honestidade, bondade, justiça, tudo isso ficou marcado na minha vida, na minha história. Aos homens que se fazem pai no sentido verdadeiro da palavra, desejo um lindo dia dos pais. Ao meu pai, um dia abênçoado, iluminado e cheio de saúde, como merece.


Mingau de milho, mungunzá, chá de burro

9 de agosto de 2011
Esses nomes na verdade querem dizer a mesma coisa, independente do nome o sabor é o mesmo, em qualquer lugar desse Brasil.  Alguns podem ter algum ingredientes de menos ou demais. Eu conheço por mingau de milho ou mingau maranhense e só depois que soube que também é chamado de mungunzá ou chá de burro, nomes tão feios para algo tão gostoso.

Tantos e diversos nomes para uma delícia tão simples de fazer. A quem interessar , eis a receita!
1 kg de milho para mungunzá ou canjica amarela ( também tem o milho branco, próprio pra esse mingau, é bem mais gostoso, sendo o milho mais mole e dando um sabor melhor ao mingau. Eu usei o milho amarelo porque foi meu marido quem comprou e ele disse que não sabia dessa diferença).
1 Lata de leite condensado
Coco ralado a gosto ( Pode ser o pacotinho ou o coco fresco, mas não tem comparação quando usado o coco fresco, fica bem melhor!).
2 Unidades de canela em pau
1 Litro de leite.
Canela em pó para polvilhar.
                                                                     Modo de fazer
Deixe o milho de molho por 24 horas. Depois desse período cozinhe na água em que estava de molho por 1 hora na panela de pressão, junto com a canela em pau. Deixe a água secar bem e coloque o leite e deixe cozinhar mais um pouco, até ficar molinho. Acrescente o leite condensado e o coco ralado uns 10 minutinhos antes de desligar o fogo. Depois de pronto é só colocar canela em pó.
Pode-se comer tanto quente como frio, fica uma delícia de ambas as formas.

                                                                

Chegada dos meus tecidinhos!

7 de agosto de 2011

Sexta-feira no finalzinha da tarde chegou aqui minha encomenda que há dias esperava anciosa. Quem me indicou o site foi a querida Nena, do blog coração da Nena . Ela sempre tão carinhosa e atenciosa comigo me deu essa super ajuda, já que aqui onde moro fica difícil encontrar muitas coisas e tecidos fofos assim seria ainda mais difícil. Obrigada linda pela dica, amei!!!


Cada tecido lindo, fiquei encantada mesmo! E cheia de ideias, muitos quadrinhos novos pra fazer e quem sabe outras coisitas mais. Me deu uma super vontade de aprender a costurar só pra fazer mil maravilhas. Minha mãe nunca vai acreditar numa coisa dessas, eu querendo costurar! Rsrsrs... Passei a vida inteira vendo-a costurar, ela é danadinha, faz muitas coisas lindas e tem três máquinas, cada uma com uma função diferente, que pra mim são todas iguais. Ela já explicou que uma serve pra malhas, outra pra tecidos mais grossos... Ah, eu não entendo nada! Até uma máquina de bordados ela chegou a comprar, junto com a amiga e vizinha que mais parece irmã, as duas vivem grudadinhas só fazendo arteirices. Mas a máquina de bordar eu achei o máximo, bastava fazer um desenho e colocar na máquina que ele saia bordando e ficava lindo. Mas eu, confesso, achava tudo aquilo uma chatice. Nunca cheguei perto das máquinas dela, gostava de brincar com uma coleção enorme de botões que ela tinha, tantos e tão coloridos que eu ficava fascinado. Minha irmã também nunca se interessou pra aprender nada e agora estamos as duas pensando em comprar uma máquina de costura só pra ir dando os primeiros passos. Que falta faz minha mãe aqui pertinho de mim, ela tem tanto pra me ensinar! A distância impede que ela me ajude em várias coisinhas que tenho aqui na cabeça e que ela certamente sabe fazer.

Esses gatinhos de feltro foi amor a primeira vista, tenho planos fofos pra eles. Esse tecido, os botões e os corações de feltro foi brinde da lojinha, eu até me surpreendi porque não tinha feito o pedido. Gostei bastante e já quero comprar mais, me emploguei... Rsrsrs
Quem se interessar pra conhecer a loja é só ir lá na tecidos & craffs. Ah, não estou ganhando nada pelo comercial não, é porque gostei dos produtos e da praticidade, pra quem não tem tempo de ficar entrando e saindo de lojas fica aí a dica. 

Beijocas...

Agradecendo e desejando

5 de agosto de 2011
Amores, hoje só quero agradecer, estou muito feliz porque meu humilde blog chegou a mais de mil visualizações. Sei que pode parecer pouco ou mesmo bobo comemorar mas eu fico muito feliz, a cada dia ganho novas amigas e recebo mais palavras de carinho, isso me deixa emocionada e viciada. Bom demais entrar no bloguinho e ver comentários fofos. Obrigada pelos carinhos, atenção, consideração. Vocês tem me feito FELIZ!!!
então desejo um final de semana cheio de bênçãos pra todas!


                        Aproveite pra descansar, relaxar e curtir muito esses dias de folga!
Beijocas...


Lembrando que hoje tem mosaico lá no blog  casa corpo e cia , o tema hoje é receitinhas. Eu já estou participando e você também pode, vai lá e mostra pra gente seus dotes culinários.

* Imagens tiradas do google.

Kit cozinha.

4 de agosto de 2011
O botijão de gás no meio da cozinha começou a me incomodar. Fica feio, não combina com a decoração. Desacostumei a vê-lo porque quando morava em Aracaju o gás era encanado, o que facilita muito o dia-a-dia e ainda deixa a cozinha mais livre, bonita. Mas aqui não teve jeito, tenho que conviver com ele. Foi então que achei melhor cobri-lo, eu que nunca gostei desses vestinhos para liquidificador, botijão. Aliás, continuo não gostando. Isso eu herdei da minha mãe, ela não gosto nem de guardanapos em cima do rack, paninhos em cima da geladeira, essas coisas, ela sabe fazer uns lindos, de crochê e bordados mas ela nunca usou. Diz que não tem paciência pra esses paninhos e eu cresci assim, vendo tudo liso pela casa, nada coberto nem para enfeitar. Ao contrário da minha avó que tem roupinha pra tudo, o liquidificador dela tem um vestidinho todo de crochê rosa, fofo, mas não consigo gostar. Ela também faz tudo isso e enche os armários de paninhos, todo lugarzinho que aparece ela já coloca uns guardanapos bordados ou feitos de crochê que são lindos mas que eu não consigo gostar. Só sei admirar!
De todo modo achei que precisava comprar um vestidinho pra esse botijão ficar mais discreto, mais limpo e não enfeiar a cozinha. Fui ao mercado em Aracaju e vi vários kits cozinha, fofos e baratinhos, $ 20,00 reais. Mas eu só queria a roupinha do botijão, meu marido achou melhor comprar o kit que vem com 5 peças e estava baratinho.
Quando vi esses moranguinhos me apaixonei, até meu marido se encantou, quis logo comprar.
Olha como ficou, tudo vestidinho na cozinha... rsrsrs...
Aqui, o guardanapo da geladeira.
Muito bonito esse trabalho, não tem como não gostar dessa belezinha em cima da geladeira.
Veio esse também para colocar naqueles garrafões de água que eu não tenho aqui, já que usamos filtro.

Palácio museu - Olímpio Campos.

2 de agosto de 2011
Eu amo museus, sempre que tenho oportunidade visito e quando minha família e amigos vem por aqui eu faço questão de levá-los.O imperador D. Pedro II visitou o palácio, ainda em obras, em 10 de janeiro de 1860. O palácio foi inaugurado em 1863, foi sede do governo do estado de Sergipe até 1995. Ano passado foi transformado em museu. É um lugar lindo, enorme, cheio de ricos detalhes que enche os olhos e encanta a alma. Durante a visitação podemos ver os salões nobres, cômodos e corredores. Mobílias, objetos pessoais de governadores e telas de pintores da década de 20.
Fachada.

Hall de entrada do palácio.

Carro de boi - 1962 / Jordão de Oliveira.
Salinas - 1962 / Jordão de Oliveira.

Detalhes do teto.
                                                                  
Adornos do teto do hall da escadaria.
Galeria de arte.
Escultura à direita da escadaria.


São apenas alguns locais e objetos que podem ser fotografados. Pra quem desejar conhecer melhor, pode entrar no site e ver fotos lindas e ter mais informações, basta entrar aqui.  A entrada é gratuita e o palácio fica aberto para visitação de terça a sexta, das 10 às 17 hrs. Sábados e domingos, das 09 às 13 hrs.
Aproveitando para dar um ótima dica: Quem gosta de museus pode fazer visitas virtuais pelo site Era virtual , eu já entrei e juro que senti que estava lá, com o privilégio de estar sozinha ouvindo atentamente as explicações que são dadas desde a entrada do museu e em cada cômodo. Eu visitei a casa de Cora Coralina em Goiás e o museu da República no Rio de Janeiro. Um passeio maravilhoso sem sair de casa. Vale a pena!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...