Gostinho do Pará.

8 de fevereiro de 2011
Quando estive no Pará tive a oportunidade de provar algumas das suas iguarias mais famosas, entre elas, a maniçoba. Que é, como disse minha irmã que lá mora já há alguns anos, uma espécie de feijoada, a feijoada paraense. O aspecto é parecido pois é bem escuro mas tem um cheiro forte que assusta um pouco quem não conhece. O gosto também é diferente da feijoada tradicional mas dá pra comer numa boa, embora eu não tenha gostado muito.
Provei chopp de bacuri, nossa, muito diferente, só pode existir isso no Pará mesmo. Muito original e de gosto leve. Eu que amo a fruta bacuri adorei sentir o cheirinho e um pouco do gostinho do bacuri. É bem leve, dá pra sentir mas não é muito marcante o sabor do bacuri, até preferia que tivesse mais gosto. Fiquei realmente impressionada com a criatividade paraense, nunca tinha pensado em algo tão original e diferente como um chopp com sabor. Aprovado!
Apesar de tão famoso e ter em todos os estados, eu nunca tinha provado o açaí. Ir ao Pará e não tomar açaí é praticamente a mesma coisa de ir a praia e não entrar no mar. O bom é que eu pude provar o legítimo açaí com farinha de tapioca.Uma farinha que eu não conhecia, cheia de bolinhas e parece isopor. Preferi sem farinha e não podia imaginar que fosse tão forte. Inicialmente estranhei, depois fui me acostumando ao sabor marcante. É gostoso sim, muito saudável e também calórico.
Tomei sorvete de bacaba, uma fruta tipíca da Amazônia. O sabor assim como o açaí também é forte e bem marcante. Um pouco mais doce. Também se toma como o açaí, na tijela e com farinha. Confesso que gostei mais de bacaba do que de açaí.
A primeira coisa que provei logo ao chegar em Belém foi o tacacá. Feito com goma, camarão, jambu e tucupi. Morria de vontade de provar, não somente por sua fama mas também por ter visto uma reportagem sobre a paixão do paraense por essa iguaria. É salgado porque o camarão é seco mas combina direitinho com o caldo quente. O jambu não adormeceu meus lábios mas deu aquela sensação de frescor quando chupamos bombom de menta. Gostei. O chato foi por ter esquecido de tirar fotos das outras comidas típicas paraense que provei, só lembrei de fotografar o tacacá. Mas não vai faltar oportunidade, quando estiver em Belém novamente vou fotografar tudo e provar tudo mais que ainda não provei.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...