Broa.

25 de setembro de 2011
Oi amigas lindas!
Graças a Deus que agora estou melhor, finalmente descobri a causa das minhas dores de cabeça que nada tinham a ver com minha visão, como eu suspeitava. Tudo culpa do meu aparelho ortodôntico, pode? Pois é, depois de mais de 3 anos usando aparelho, meu tratamento acabou mas continuei com o aparelho móvel pra usar só quando for dormir. Entretanto, danadinha como sou, resolvi tirar umas férias e não usar e a longo prazo, me prejudicou, porque a arcada dentária foi movendo-se lentamente e voltando para onde não devia, aí não deu outra, dor de cabeça e tontura.
Como descobri isso? Depois do oftalmologista me dizer que meu grau aumentou bem pouquinho e que eu posso me dar ao luxo de não usar óculos. Daí me confirmou que as dores de cabeça certamente teriam outra causa. Sugeriu que fosse rinite alérgica. Comprei meu remedinho de sempre e nada da dor de cabeça passar. Já estava desesperada, chorando de dor, até perceber que quando comia a dor desaparecia. Então deduzi que poderia ser a falta do aparelho. Dormi com ele 1 noite e como mágica a dor e o mal estar desapareceram. Ô glória!!! Nossa, uma sensação de alivio boa demais!
Agora posso voltar ao meu bloguinho como outrora e visitar todos os blogs que eu adoro!! Com moderação, porque já estou cheia de trabalhos e provas na universidade, um monte de textos chatos pra ler, então vai ficar corrido o tempo mas vou tentar conciliar tudo pra estar sempre presente aqui e ler as novidades boas que vocês sempre trazem.
Hoje fiz broa, um bolinho amanteigada que eu adoro e que faço desde os meus 15 anos. É uma dessas receitinhas que a gente leva por toda a vida e faz de vez em quando. Eu amo e todos os meus amigos que já comeram também adoram, porque derrete na boca. Combina muito com chá ou café amargo. Hummm... Espero que gostem. 
                                                           INGREDIENTES:

1 - Caixa de amido de milho de 500 g
3 - Gemas
1 - Xícara de açúcar mais ou menos ( o ideal é que vá colocando aos pouquinhos e provando até ficar do seu gosto.)
3 - Colheres (sopa) de manteiga mais ou menos ( é importante ir colocando aos pouquinhos e mexendo a massa até perceber que não está ressecada, cuidado para não ficar molhada demais. Se achar ressecada acrescente um pouco mais de manteiga).

                                                         MODO DE FAZER:

Coloque o amido de milho na vasilha e faça um furo no fundo, de modo que as gemas fiquem assim, como na foto.
Depois acrescente o açúcar e a manteiga aos poucos. Misture tudo e vá provando, se achar que não está doce o suficiente vá colocando açúcar aos poucos e provando até chegar onde queira. Do mesmo modo faça com a manteiga, mas vá mexendo a massa e tentando fazer bolinhas, quando sentir que a massa ainda está ressecada acrescente mais manteiga, sempre aos poucos, até perceber que consegue fazer bolinhos firmes.
A massa tem que ficar nesse ponto. Muito cuidado pra não colocar manteiga demais porque quando for ao forno vai derreter tudo e virar uma pasta. E também cuidado com o açúcar porque essa massa é super delicada, portanto, se colocar um pouquinho a mais vai ficar super enjoativa a broa. Por isso deve ir colocando aos poucos e mexendo, com a prática dá pra saber a quantidade exata tanto para seu paladar quanto o ponto ideal da massa. Tente fazer bolinhos como esse que fiz, se ficar nessa consistência a massa está no ponto certo.
Depois faça bolinhos do formato que preferir e faça essas marquinhas com um garfo, coloque em uma forma untada e enfarinhada.
Quando começarem a corar no fundo já estão prontos mas eu gosto de virar para que fiquem coradinhos dos dois lados. Eles assam rápido, depende da temperatura do forno, se colocar no baixo vai demorar bastante mas se estiver no médio ou alto fique de olho porque qualquer descuido pode queimar.
Eu gosto de armazenar num pote de vidro, conserva e pode ficar guardado por vários dias mas aqui em casa não dura nem 24 hrs. O que posso garantir é que é uma receitinha fácil, rápida e muito saborosa. Como disse anteriormente, derrete na boca.
Por hoje fico por aqui.
Uma semana cheia de luz, paz e Deus no coração de todos.
Beijocas

25 comentários:

none disse...

Não acredito que isso provocou a dor de cabeça,não sabia que era assim tão delicado tirar o aparelho.Maitê tera que usar,mas não agora,ainda esta com seis anos,mas como eu não soube tirar a chupeta na hora certa(não dei conta,ela chorava eu ja dava logo duas...rsrsrs)agora os dentinhos estão tortinhos,mas ainda não são os definitivos....vamos ver.
Se faltarem algumas broinhas deliciosas ai no vidro...fui eu...que deliciaaaaa....
Bjs
Deusa
vasinhos coloridos

Coração da Nena disse...

Aryanne querida,
Saudades de vc. Meu tempinho está tão pequeno que qdo a nenên dorme, eu durmo tbm, de tão cansada. Minha filha fez cirurgia e estou com as 2 crianças dela e mais a minha, mais tbm com o trabalho fora de casa e tudo o mais. O bom é que até afinei um pouco, o peso diminuiu, hehehe...
Melhoras para vc e uma semana abençoada em tudo.
Beijos carinhosos,
Nena.
www.coracaodanena.blogspot.com

ARTESANATU'S disse...

Menina já passei por isso, fui deixando de usar esse chatinho do movel aos poucos mas tb sofri muito.
Que bom que não era nada grave.
Bjo e boa semana

Cibele Leite disse...

Amiga, que coisa hein, um aparelho causar tudo isso, se cuida.

A boa de fubá me parece deliciosa, com cafezinho deve ser tudo de bom.

Beijokas

Anônimo disse...

Oi minha florzinha :)
vc sofrendo e o negócio era simples né! que coisa! fico feliz que está melhor e de volta a ativa :)
que delicia essa receita..e parece fácil! qdo eu fizer venho te mostrar ;)
bjinhus

Adriana Balreira disse...

Aryanne do céu! Que biscoitinho lindo esse que vc faz! Vou fazer também. Adoro para tomar com um café. Hummmm, tudo de bom! Parabéns! Não sabia que era tão prendada!
Beijos
Adriana

Beth Matos disse...

Oi Ary, que bom que vc está de volta, eu estava muito preocupada com vc, pois passastes tanto tempo sem postar, ótimo saber que vc já descobriu o motivos das dores e voltou...
Parece uma delícia, adoro esse tipo de biscoito, por isso, nem vou me atrever a tentar fazer, se não vou querer comer tudo... rsrs
Uma semana maravilhosa pra vc tb...
Beijos =)

Regina disse...

Olá Aryanne, tudo bem agora?

Graças a Deus, voce descobriu a
causa de suas dores de cabeça. Essa
dor desanima a gente e quando não passa logo, a gente até fica preocupada, né?

Fiquei feliz por ter ficado sem a dor

Quanto a essas broinhas, devem mesmo ficar uma delicia.

um beijo carinhoso

Regina Célia

Maysa disse...

Que bacana!
Suas broas estão com uma cara boa!
Bjs flor, linda semana!
http://maysameudocelar.blogspot.com/

Aaliyahrj disse...

Não tinha idéia do sofrimento causado por um aparelho ortodontico. Pelo menos você já descobriu a causa das dores de cabeça. Que bom!
E essas broinhas? Tudibom!!! Bjoks

Coração da Nena disse...

Aryanne querida,
Melhoras p vc e muitos beijinhos carinhosos.
Adoro broa!
Nena.
www.coracaodanena.blogspot.com

Glória Maria - Fadinha disse...

Oi querida, que bom que você melhorou, graças a Deus. Essa broinha pelo que percebi, dissolve na boca. Farei, depois te conto. Bjs

Beth Matos disse...

Oi Ary, como é bom receber comentários seus, e elogios então, nem se fala...
Que bom que vc gostou, eu vou aos poucos, tentando mehorar...
Me manda teu endereço pra eu te mandar umas coisinhas, não sei se vc lembra, mas qdo seu esposo estava aqui eu queria mandar por ele, mas não tive tempo de ir lá no hotel que ele tava, não vou falar tudo que vai pra vc, mas um marcador de página desses vai, viu???
Beijos, fica com Deus.

O meu pensamento viaja disse...

Aryanne, querida, primeiro um alerta:
Ao abrir o seu blog encontro um aviso dizendo que é perigoso. É o maldito bicho que aí anda.
Eu sei que não é perigoso, por isso entrei.
Para que desapareça, tem que remover, na página inicial, os blogs que está seguindo, desfazendo assim o link. Será uma precaução temporária, mas eficaz, enquanto o problema não é resolvido pelo blogger.

Quanto às suas dores de cabeça, a sua origem não me surpreende, pois já recebi esse tipo de informação.
Finalmente, a broa.
Aqui, é um pão rústico, muito saboroso... Esses bolinhos têm ótima cara e vou testar.
Fique bem e que, na Faculdade, seja o maior sucesso.
Beijo da Nina

Tami Fonseca Sousa disse...

Oi Ary, que bom q vc descobriu as causas das suas dores de cabea hein...e essa receita está com uma krinha ótima.

Adorei seu blog e já estou te seguindo, aguardo uma visitinha sua.
Bjinhuxx carinhosos.

♥ TAMI ♥
www.acasadetami.blogspot.com

Coisas De Mulher disse...

Oi minha amiga..vim visitar e como sempre tudo lindo por aqui,adorei o post...e também avisar que tem selinho pra você lá no meu blog..passa lá,bjks!
http://fabisilvaleuck.blogspot.com/

Coisas De Mulher disse...

Oi querida ..tomei a liberdade de indicares você para participar de uma brincadeira..bem legal.mais espero que goste e fique a vontade se quiser participar..Ok!!
Passa lá no blog e confere antes..bjnhos no coração!
http://fabisilvaleuck.blogspot.com/

Carol disse...

Aryanne, estou atolada e quase louca com o meu TCC. Vou te dar um conselho, comece desde já a fazer sua pesquisa para o seu também, para depois você ficar bem tranquila.

Eu conhecia só a broa de amendoim e a de fubá, que adoro. Esse que você fez, aqui conhecemos como biscoitinho.
Beijos

Carol disse...

Ah, seu blog não consta com malware para mim, tá?
Tenha um ótimo final de semana.
Beijos

Mara Rejane. disse...

Olá querida!!
Saudades de vc!! Essa coisa de vírus nos blogs até me afastou da bl0gosfera mas voltei.

BJo.

® disse...

Olá!
Nem me fale, passo a vida toda colocando e tirando aparelho...
E o móvel é mesmo chato...ainda bem q descobriu. A força q o dente faz p voltar é q aumenta a pressão no maxilar e claro, reflete na cabeça =(
A broinha com café alivia qqer dor, né?!
Um bejim grande!

Juliana Lira disse...

Ixi

Hoje eu vim penar aqui kkkkkkk Só tem coisa gostosa nesse blog hoje! Comporte-se Juliana, nada de sair da dieta!!! rsrsrs

Milhoes de beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...