Mingau de milho, mungunzá, chá de burro

9 de agosto de 2011
Esses nomes na verdade querem dizer a mesma coisa, independente do nome o sabor é o mesmo, em qualquer lugar desse Brasil.  Alguns podem ter algum ingredientes de menos ou demais. Eu conheço por mingau de milho ou mingau maranhense e só depois que soube que também é chamado de mungunzá ou chá de burro, nomes tão feios para algo tão gostoso.

Tantos e diversos nomes para uma delícia tão simples de fazer. A quem interessar , eis a receita!
1 kg de milho para mungunzá ou canjica amarela ( também tem o milho branco, próprio pra esse mingau, é bem mais gostoso, sendo o milho mais mole e dando um sabor melhor ao mingau. Eu usei o milho amarelo porque foi meu marido quem comprou e ele disse que não sabia dessa diferença).
1 Lata de leite condensado
Coco ralado a gosto ( Pode ser o pacotinho ou o coco fresco, mas não tem comparação quando usado o coco fresco, fica bem melhor!).
2 Unidades de canela em pau
1 Litro de leite.
Canela em pó para polvilhar.
                                                                     Modo de fazer
Deixe o milho de molho por 24 horas. Depois desse período cozinhe na água em que estava de molho por 1 hora na panela de pressão, junto com a canela em pau. Deixe a água secar bem e coloque o leite e deixe cozinhar mais um pouco, até ficar molinho. Acrescente o leite condensado e o coco ralado uns 10 minutinhos antes de desligar o fogo. Depois de pronto é só colocar canela em pó.
Pode-se comer tanto quente como frio, fica uma delícia de ambas as formas.

                                                                

30 comentários:

Fadinha disse...

Que delícia! Adoro! Mas só gosto bem quente. As fotos estão de dar água na boca. Beijocas

Luzia Lira Pedagoga disse...

Adoro. Faço pouco, pq em casa, poucos gostam. Eu amo. Falo de Canjica.


Bjos Luzia

Valeria Marchello disse...

Hummmm....deu água na boca aqui, eu conheço esse prato como canjica (lá em SP) pq aqui em AJU chamam mugunzá...adoro...minha mãe costuma colocar um pouco de amendoim torrado e triturado, fica muito bom tb!!!
bjksss amiga!!

Rô Faleiro disse...

Oi amigaaa
vi seu coment la no blog..vc não é burrinha..num fala assim não :(
eu te ajudo :)
usei uma cola branca universal da cascorez..ela é ótima, minha amigona aqui em casa! rs
o tecido vc corta em quatro partes, a esquerda a direita, de cima e de baixo, sempre um pouco maior!
dai vc molha um pouquinho o pincel para dar uma diluida na cola sabe...passa na moldura, cola o tecido (só na parte da frente da moldura) e espera secar! depois faz a mesma coisa com as laterais, virando o tecido pra traz, sabe?! deixa secar e ai é só cortar os excessos!
é fácil amiga, o meu não ficou aqueeeela perfeição mas deu o efeito q eu queria! e o primeiro é sempre uma experiencia né! rs
Espero ter ajudado!
Se vc não quiser não precisa aceitar o comentario ta...
boa noite
beijos pra vc

Maysa disse...

Hum, um docinho é comigo mesmo!!!!
Amo todo tipo de doce e o seu tá com uma cara otima!
Bjs bjs

Liz disse...

Só de ver da uma vontadinha de ir para a cozinha fazer. Adorei! Bjs

Neli Rodrigues disse...

Com tantos ingredientes bom, não tem como ficar ruim...
Nunca comi, mas pelo que vc descreve deve ficar bom demais e eu adoro doces bem caseiros, como esse.
Bjs♥

Géssica (Kinha) disse...

Ai que deliciaaa!!
Eu adoroo isso... Manda p mim vaai? rsrs
E qnto aos noivinhos, são lindos demais mesmo! Beijoo flor
=)

Adriana Balreira disse...

Aryanne,
Eu adoro mungunzá, é a cara da minha infância. Não faltava mungunzá na casa da minha avó. Bom demais, quente, frio, gelado. De qualquer forma é uma delicia!
Beijos
Adriana

Mara Rejane. disse...

É amiga o nome por aqui é mugumzá mesmo nome feio e mingau delicioso!! Gosto mais dele morno mas há quem coma até gelado. Quer dizer que vc tb ataca de cozinheira?? Legal.

Bjão.

Fabi Teixeira disse...

Ary, eu não conhecia este doce, mas parece uma delícia ! Aqui no Sul conhecemos a canjica, parecida com o teu Mungunzá.
Ai, o que eu mais me apaixono em blogar é poder enriquecer a minha vida com esta troca de experiência cultural, de Norte a Sul do Brasil.

Beijo grande, linda !

Fabi Teixeira
vidaamorerisadas.blogspot.com

Marion disse...

Aqui a gente chama simplesmente de canjica doce...! mais um nome! é uma delííííçia!!! Abs

Maria Teresa disse...

Oi Aryanne, que delícia de doce, deu uma vontade de comer. Conheço como canjica, agora já sei o que é mugumzá. Está fazendo um frio êle quentinho vai bem, não?
Obrigada por seu carinho comigo, abraços carinhosos de Maria Teresa

Aline Soares disse...

hum que gostoso,uma receita fácil,e me paresce deliciosa,ótima dica!bjss...

Lia disse...

Ai, você também sofre com calos!
já fiz de tudo, de tratamento com podólogos até simpatia!
Bjus

Luciana disse...

Oi Aryanne!

Munguzá é bem a carinha do nosso nordeste, né? E o seu tá tão lindo que dá até pra sentir o cheirinho daqui! rsrsrsr

Bjsssss

Lu

Rô Faleiro disse...

Oi amiga
se eu comesse côco eu ia querer comer esse seu docinho, pq ele esta com uma cara ótima! rs
viu meu pão la?! kkk
bom cozinhar né!
lindo dia
bjoks

Cibele Leite disse...

Aryane, nunca comi, mas acho que gosto, não sou nada enjoada, o visual já esta aprovado.

Beijokas

Casinha Encantada disse...

Hummm que delicia, amo milhos, praticamente uma galinha (no bom sentido rsrs).
Com este nome não conhecia.
Ótimo fds
Bjs

Cinária Mendes disse...

Aqui em Minas chamamos de canjica e é feita com milho branco e colocamos tambem amendoim moído.
Já comi em Natal - RN como mingau de milho.
Mas em todo lugar do Brasil é uma delícia. Amo!!!
Beijos

Irene Moreira disse...

Aryanne minha princesa que coisa mais gostosa de se ver. Imagino o quanto não será saboroso!!! Não estou podendo porque já pasei do peso senão já estava fazendo.


Muito fácil e com certeza vou experimentar, mas só quando encher a casa para acabar logo e eu não ficar na tentação de comer compulsivamente.

Adoro quando vejo essa carinha de felicidade passando lá na mamyrene.

Depois passe nos meus outros blogs que tenho certeza vais gostar.

Um é A Vitrine de Sonhos que é o meu lado criança.(você acessa pelo meu perfil)


Outro é a Vitrine de Promoções que tenho em parceria com a minha amiga Vivian Pereira. Lá tem promoções literárias, de moda, de beleza e muito mais . Gostou de algo é só seguir as regras e participar. http:/vitrinedepromocoes.blogspot.com/

Espero você por lá!!!

Um lindo e maravilhoso final de semana.

Beijos

Regina disse...

Oi Aryanne, tudo bem com voce?

Eu adoro canjica, de todo jeito, com
côco, com amendoim e até sem nada, é
muito gostosa, seja quente com canela ou gelada.

um beijo

Regina Célia

Deyse Costa disse...

Ah, é uma delícia! Tem gosto da minha infância, quando eu o chamava de "LAMBUZÁ"...e eu me lambuzava mesmo! kkkk...

♥Soniaconsult♥ disse...

Obrigada por visitar o Idéias.
Quando quiser participar estaremos te esperando.
Bjos e um bom final de semana


E este mingau é uma delícia.

Coração da Nena disse...

Aryanne querida,
O mugunzá é aqui no Acre chamado popularmente de "mucunzá" e é uma delícia! Usamos no café da manhã e é bem comum por aqui. Adoro!
Obrigada pelas palavras sempre tão carinhosas lá em "meu coração", fico feliz em conhecer vc, mesmo que seja por aqui.
Bjs carinhosos,
Nena.
www.coracaodanena.blogspot.com

Claudiana (25/11/2010) disse...

Como vai, tudo bem?
Hoje eu vim aqui pedir uma grande gentileza. Estou participando de um concurso no blog da Edayne e preciso do seu voto. Meu trabalho é o número 7. A votação vai ate 28 agosto. Se puder me ajudar agradeço desde já. Muito obrigada. Bjs
http://edaynepontocruz.blogspot.com

Tentando fazer arte disse...

Olá Ariane!!!
Que bom encontrar alguem de Aracaju por aqui, é tão dificil né.
Amei seu blog. E as fotos do museum ficaram otimas, como é bom poder mostra que a nossa cidade tem muita historia pra contar.
Mungunzá??? ADORO.

Bjo
Vem me fazer uma visita pra gente se conhecer melhor tá?

Ana Paula Santiago (inventandocasa.blogspot.com) disse...

Oi Aryanne!

Tudo bem? Já te disse que amo Aracaju?? Meu marido morou aí muitos anos, e eu já fui umas 5 vezes. Tenhos ótimas recoradações, amigos e adoro essa cidade, só o mar que é longeeeeeee kkkkkkk
Olha, o nome muncuzá é de origem africana. Os escravos recebiam os ingredientes para fazer este prato.
Na verdade, o mucunzá, que é o jeit baiano de fazer, não leva leite condensado, leva açúcar e cravo.
Sou uma baiana atravessada, nasci em Sampa mas fui criada na Bahia e amo esta terra!

Ah, queria te agradecer todo o carinho, os parabéns pelo meu aniversário, sua visita constante no blog e dizer que te acho uma graça. Seu blog é gostoso, não venho mais por falta de tempo. Quando venho, vejo vários posts mas não posso comentar em todos. Pra provar, vou dizer que me emocionei com o da água de cco, vi a compra pra cozinha feita no mercado de Ararcaju, li a homenagem ao seu pai.

Um beijo, bom fim de semana!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...