Comer bem pra ter uma pele linda! Dieta coletiva.

22 de agosto de 2011
Eu tento comer um pouquinho de tudo pra diversificar o cardápio e pra não enjoar determinados alimentos. Sempre me preocupei com a questão da pele, do envelhecimento precoce e de evitar as  rugas. Não adianta só usar cremes, a alimentação é muito importante, pois a beleza vem de dentro pra fora. Sempre que dá pesquiso sobre os alimentos e as maravilhas que pode fazer na pele.

10 alimentos nota 10 para o seu rosto

O maior trunfo deles é prevenir o envelhecimento precoce, regenerando os tecidos. Alguns combatem o ressecamento; outros, o excesso de oleosidade. Monte com estes ingredientes um cardápio gostoso e transforme o prazer de comer em um ritual de beleza.

Nunca se pesquisou tanto, e com tantos resultados animadores, o poder de certos alimentos em relação à preservação da beleza e da saúde. Provavelmente, você conhece os benefícios de alguns deles, como a soja e o iogurte. Mas já ouviu falar dos efeitos extraordinários que tem sobre o rosto um simples pepino? Ficar informada a respeito de tudo o que há de novo em matéria de nutrição vai enxotar muitas daquelas rugas que gostariam de aparecer sem ser convidadas. Torne-se íntima dos dez superalimentos para a sua pele tirar nota 10.

1. Tônico com efeito mate

Para tonificar, nada melhor que a cenoura: o ácido lipóico, presente em sua composição, dá uma revitalizada geral no rosto e, de quebra, ajuda na hora de pegar uma cor. Ela carrega uma bateria de poderosos antioxidantes, as vitaminas A, C e E, e ainda recupera estas duas últimas, que a pele perde diariamente. "O conselho é preferir a cenoura orgânica (porque o agrotóxico diminui as vitaminas dessa raiz) e misturá-la aos sucos", ensina a médica nutróloga Jane Corona, do Rio de Janeiro, autora de vários livros sobre as propriedades dos fitoterápicos. Comer 1 cenoura pequena (72 g) por dia. Calorias 33.

2. O exército vermelho

As frutas vermelhas - morango, amora e framboesa, ricos em cianidina e vitamina C - formam um exército imbatível. São eficientes em combater os agentes "malvados", os radicais livres. Mesmo consumidas na forma de polpa congelada, elas melhoram as paredes dos vasos sanguíneos da pele, que fica mais irrigada e oxigenada. Ainda previnem o envelhecimento precoce das células, o excesso de oleosidade e a acne. A vitamina C, além de antioxidante, é fundamental na produção de colágeno, o tecido de sustentação da pele. Comer diariamente, em sucos, saladas, iogurtes, gelatinas. Calorias 1 xícara de morango tem 40 calorias; de amora, 50; de framboesa, 57.

3. Segurança 24 horas

Imagine um alimento que protege você o tempo todo. O iogurte é assim. Encarrega-se de manter os probióticos, bactérias que residem no intestino e o regulam. Sem esse equilíbrio, a pele sofre. Por outro lado, ela abriga uma quantidade muito grande de bactérias do bem, que a defendem. "Consumir iogurte mantém essa camada protetora invisível - na sua ausência, a pele se infeccionaria só de sair à rua", diz a dra. Jane Corona. Mais ainda: o iogurte atenua as olheiras. Comer 1 pote (200 ml) por dia do produto desnatado. Calorias 90.

4. Para sentir firmeza

Descasque o abacaxi: rico em manganês, tem bromelina, uma substância antiinflamatória que atua diretamente na pele, colaborando para combater acne, alergias e outros terrores do gênero. Além disso, essa fruta deliciosa tem enzimas que fortalecem o colágeno e as fibras de elastina dos tecidos, ajudando-os a manter a firmeza. Todo mundo correndo para o fruteiro! E nem pense em enjoar na hora de adotar esse hábito no cardápio: abacaxi vai bem em sucos, na sobremesa, grelhado, assado, em gelatinas, bolos, compotas e iogurtes. Comer 1 fatia (100 g), de três a quatro vezes por semana. Calorias 49.

5. Elixir da juventude

Elas são mesmo uma uva. Com propriedades laxativas e diuréticas, as uvas estimulam as funções do fígado, deixando você bem-disposta e com a pele mais bonita. Tem mais: além de serem boa fonte de vitamina C, ferro e potássio, elas contêm pectina (fibra) e bioflavonóides, que evitam o envelhecimento precoce. Comer 1 cacho pequeno de uvas, três vezes por semana. Calorias 130.

6. Gostosa e indispensável

A castanha-do-pará não é apenas deliciosa: é um poço de selênio, um mineral com propriedades antioxidantes tão ou mais poderosas que as da vitamina E. Fundamental para a beleza e a saúde da pele, ele previne e retarda o envelhecimento ou o enrijecimento dos tecidos pela oxidação e contribui para manter a elasticidade natural. Comer três castanhas-do-pará por dia. Calorias 82.

7. Mágica pura

O germe de trigo é uma excelente fonte do mineral que faz par com o selênio na hora de deixar você mais saudável e bonita: o zinco. E tem um monte de vitamina E, outro antioxidante que ajuda a pele a ficar macia e jovem. Tudo isso impede que a camada de gordura da pele oxide, evitando o envelhecimento precoce e a formação de acne e cravos. Comer 1 colher (sopa) de germe de trigo por dia. Calorias 37.

8. Mas que pepino!

Nada de virar a cara para ele; e trate de aproveitar bem todos os que aparecerem pela frente. Esse vegetal é diurético, tem vitamina C e ácido fólico e, por isso, funciona como regenerador celular, com um efeito extraordinário sobre a pele. E a combinação desses dois nutrientes auxilia inclusive na cicatrização. Não é uma maravilha? Nem mesmo a casca deve ser ignorada, pois, além de ter propriedades digestivas,  é antioxidante, já que possui betacaroteno, o pigmento que o corpo transforma em vitamina A. Agora fica fácil de você entender por que tantos produtos cosméticos usam o pepino em sua fórmula. Comer 1 pepino médio (150 g), quatro vezes por semana. Calorias 19.

9. Vencendo o medo

Câncer de pele é aquele temor escondido que todo mundo tem e exorciza com filtro solar, certo? Quase. Na luta contra esse mal, além de usar FPS, entra em cena um alimento cheio de qualidades e fonte expressiva de vitaminas D e C: o salmão. A vitamina D também é antioxidante e possui uma propriedade que combate o crescimento desordenado das células. O salmão é mais rico nesse nutriente, mas ele pode ser encontrado também na sardinha e nos outros peixes. Comer 1 posta ou filé (100 g), de duas a três vezes por semana. Calorias 211.

10. Tudo de bom

A soja é uma bênção para a pele e para a saúde em geral. Em sua composição, entra um fitormônio (hormônio vegetal) semelhante ao estrógeno: a isoflavona. Na pele, temos receptores para as isoflavonas, e elas são decisivas para evitar seu ressecamento e melhorar a elasticidade, diz a dra. Jane Corona. "Além de comer soja em grãos (em saladas), pode-se substituir o queijo tradicional por tofu, tomar sopinha de missô (massa de soja), consumir sojinha crocante, leite de soja e sucos à base da leguminosa", ensina a médica. Tudo para ficar mais bonita e saudável. Comer diariamente. Calorias 1 colher (sopa) de soja cozida tem 26 calorias.
Achei esse texto maravilhoso no site da revista nova. Muitas dicas boas pra gente seguir a risca e ganhar com uma saúde de ferro e uma pele novinha em folha.


Sábado fiz essas comprinhas básicas para dar uma melhorada na minha pele, confesso que nunca usei nívea mas já ouvi muita gente dizendo que é bom. Amigas, eu peço quem souber e puder me dá todas as dicas para uma pele linda, jovem e saudável, agradeço muito. Dicas sobre produtos, máscaras, todos os segredinhos que vocês fazem, dividam comigo! Please!! Já usei vários produtos, inclusive aqueles mais tradicionais indicados pelo dermatologista que fui. Mas eu quero mais!! Os dermatologistas que fui não me orientam corretamente quanto aos cuidados com minha pele, sempre focam no protetor solar que uso e evito o sol ao máximo. Mas não falam que devo lavar, tonificar, hidratar. Eu quem sempre peço cremes anti-rugas.  Vou ficar esperando as dicas e conselhos de vocês, ok?
Essa semana que passou não foi muito boa, tive um mal estar depois de ficar horas na internet, muita dor de cabeça, tontura, olhos ardendo. Por conta disso não fiz minha caminhada rotineira. Estou um pouco ausente do blog, não aguento ficar muito tempo por aqui e peço desculpas por não visitar todo mundo que sempre visito. Até conseguir falar com o oftalmologista vou ter que evitar ao máximo o computador. Sem falar que o tempo começou a ficar corrido, minhas aulas na universidade voltaram, graças a Deus consegui pegar algumas máterias esse período. Marido também viajou pra Fortaleza, vai ficar quase duas semanas por lá e enquanto isso vou ficar aqui na casa da sogra. Não daria certo ficar sozinha no interior, longe de tudo e de todos e ainda com esse mal estar insuportável. Então, minha vida está meio maluca esses dias. Assim que tudo melhorar espero voltar com mais frequência, cheia de saúde e lendo e relendo os blogs maravilhosos de vocês.
Bom começo de semana!
Fiquem com Deus.
Beijocas...


19 comentários:

Adriana Balreira disse...

Aryanne,
Agora descobri o porquê do seu mal estar! Saudades do maridão! Foi isso! Ou será outra coisa, hein????
Bom, vamos as suas dicas de alimentos. Amei saber o que cada alimento ajuda na pele. Também me preocupo muito com a pele. Não tomo sol de jeito nenhum e uso protetor solar quando saio e uso produtos recomendados pela dermatologistas: sabonete (dermotivin) e o ácido (hormoskin) para tirar as manchas que uso a noite antes de dormir. Para mim funciona direitinho!
Nivea eu nunca usei nada.... Nem posso te dizer se é bom. Uso alguns produtos da Netrogena (sabonete e protetor solar).
Beijos e te cuida
Adriana

Carol disse...

Quando penso em dieta, logo tenho vontade de comer tudo que engorda muito. Estou com uma dieta equilibrada e não consegui emagrecer, espero que consiga e claro, pare de pensar em pizzas e feijoada kkk.
Oh, veja a questão de sua saúde. Semestre passado fiquei uns bons dias sem entrar na internet por me sentir mal também, parece que está voltando, só que agora não posso me afastar, estou fazendo meu TCC e computador é essencial. Deus me ajude que eu consiga terminar o curso com chave de ouro.
Melhoras e ótima semana para você, florzinha.
Beijos

Valeria Marchello disse...

Oi querida...adorei o post sobre os alimentos, aprendi várias coisas que não sabia...sou muito preguiçosa pra esses assuntos, mas minha saúde ultimamente está me cobrando..rsrs
Ótima aquisição q vc fez sobre os cremes, esses ainda não usei, minha pele é muito oleosa e uma vez q usei Nivea (daquele mais antigo) achei q piorou...
Hj eu intercalo alguns da Mary Kay com La Roche Posay..
Ah, estou usando tb o RevitaLift da L'Oreal roll on para os olhos, faz uns quinze dias mas estou gostando muito, mas resultado mesmo só daqui uns 40 dias eu acho..
Bjksss querida e melhoras heim!! Não abuse da Net não, vai intercalando com outras atividades!!!
Fica com Deus!!!

Neli Rodrigues disse...

Adorei suas dicas. Acho que dos alimentos que vc listou os únicos que quase não consumo é o germe de trigo e o pepino. Mas vou tentar inclui-los nas minhas refeições.
Qto mais cedo cuidar da pele, mto melhor será no futuro.
Bjs♥

Beth Matos disse...

Ai que ruim que você ta dodói, se cuide, viu??? Espero que você melhore logo...
Nem deu pra você vir com seu esposo pra cá, né? Uma pena, gostaria muito de te conhecer pessoalmente...
Também nunca usei Nívea, mas quero usar, todo mundo fala super bem, adorei as dicas, assino a Nova e não tenho nem tido tempo de ler, que bom que você compartilhou essas maravilhas.
Aryanne, me manda teu endereço, pois no próximo mês completo seis meses de blog e vou fazer um sorteio e presentear uma pessoa muito querida, que está sempre por lá e que sempre comenta tudo que eu escrevo, você...
Ainda não sei o que vou sortear, ainda estou pensando, mas o seu presente eu já sei o que vai ser, só que é segredo...
Meu e-mail é elizabethmatos_ce@yahoo.com.br
Beijos e melhoras. =)

Cibele Leite disse...

Amiga essas dicas são muito valiosas, tudo que comemos reflete muito.

Beijokas adorei o post.

lilian vieira disse...

OI QUERIDA, ESPERO QUE VOCÊ MELHORE LOGO!OBRIGADO PELAS DICAS SÃO ÓTIMAS, EU NÃO CONSIGO O HÁBITO DE PASSAR CREMES NO ROSTO, MAS ESTOU TENTANDO,É A IDADE TÁ CHEGANDO, TENHO QUE CORRER ATRÁS(RSS),BJOS.

Maysa disse...

Ei querida!
Passei pra desejar uma semana cheia de paz!
Um abraço forte!

Glória Maria - Fadinha disse...

Oi lindinha, tá melhor? É saudade do maridinho. Adorei as dicas. Sou louca por abacaxi, pena que ele já não vem sem a casca. Bjs

Lia e Vi disse...

Que dicas ótimas !!
Acredite se quiser, como tudo isso, srrsrs e algo mais ...

E realmente a pele fica muito boa !!
Já descobriu o que vc tem ??
Trate de se cuidar hein??

Obrigada pelo carinho no selinho viu ??

Bjus 1000

Anônimo disse...

Oi amiga
obrigada por dividir com a gente essas riquezas..confesso que não tenho muito cuidado com a pele..só uso um creminho anti sinais!
que bom que vc voltou as aulas :)
melhoras pra vc..boa noite
bjoks

Gessica Morais (Kinha) disse...

Otimas dicas.. Minha pele está precisando urgentemente de tudo isso!
Beijo
=)

TATI LUPATINI disse...

Oi linda amei esta dica das frutas, até fiquei com vontade de consumir mais delas.

Obrigada pela visita viu.

Melhoras e fique com Deus.

Casa Dicas e Tal disse...

ARYANNE AMIGA,DESCULPA PELA A DEMORA EM VIM BUSCA O SELINDO,É QUE TIVE QUE ME AUSENTA POR ALGUNS DIAS...FIQUEI MUITO FELIZ,JÁ ESTOU LEVANDO COMIGO...BJS...

Unknown disse...

Olá Aryanne

Adorei as dicas, obrigada.

Bjoooooooooo..............
http://amigadamoda.blogspot.com

Cida disse...

Que isso flor!Não pode ficar assim não.Vai melhorar rápidinho...cuide-se direitinho,amei as dicas são ótimas,
E obrigada pelo carinho.
bjus e fica com Deus.

Bartinha vai as compras com as amigas disse...

Olá. Sou louca pra comprar esses produtos Nívea, vc está gostando?
Acho que vou arriscar.
Bjs.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...