E viva Santo Antônio! São João! e São Pedro!!!

21 de junho de 2011
A cidade está linda, toda decorada e animada para a comemoração junina. O som do forró ecoa por todos os lugares e pra onde vamos encontramos turistas. Tudo tão alegre que contagia! Em cada barraquinha encontramos as comidas típicas dessa época do ano: Pamonha, pé de moleque, canjica, milhos cozido e assado, batata doce, bolo de macaxeira... Uma infinidade de delícias que eu adoro!! Essa é a melhor festa do ano pra nós, nordestinos, comemoramos Santo Antônio, São João e São Pedro com muita alegria e fartura. 
Dia 13 de junho foi o dia de Santo Antônio e as solteiras de plantão tiveram a oportunidade de fazerem suas promessas e simpatias para arrumar um marido. Confesso, eu já fiz várias, hoje só vou mesmo agradecer ao meu santinho por ter escutado minhas preces e para comer o pão de santo Antônio.
Uma das tradições para arrumar marido é pegar no pau da bandeira de Santo Antônio, muitas mulheres correm na esperança de que tocando no mastro consigam namorado. Eu já ajudei a carregar a imagem pelas ruas na procissão, claro, pensando em ter um casamento feliz. kkkkk... Já coloquei uma bacia com água ao lado de uma fogueira no dia 13 de junho e joguei 2 brasas em lado opostos da bacia dizendo meu nome e do paquera pra ver se a gente casaria ou não. Se as brasas fossem ao encontro uma da outra, sinal de que ficariam juntos. Se uma das brasas afundar é porque não iria muito longe o namoro. E se as brasas ficarem rodando em círculos e não se encontrarem, sinal de que não é o homem da sua vida. 
Também já coloquei 1 copo com água do lado da fogueira e peguei a aliança da minha mãe, amarrei em uma linha e botei a aliança na borda do copo, bem no meio, sem tocar. Perguntei a Santo Antônio quantos anos faltava pra que eu casasse e lá foi a aliança tocando a borda do copo, cada toque representa 1 ano. Era tão divertido, eu e minhas amigas ficávamos euforicas. Essas eram apenas algumas das muitas simpatias que a gente fazia. Isso já faz tanto tempo que eu nem lembro se deu certo. kkkkk... 
Dia de são João é dia de acender a fogueira e assar batata doce. Dançar quadrilha e confraternizar. 
Dia de São Pedro já é mais triste porque é a despedida das festas juninas. Dia também de fogueira e muita animação! Desejo a todos boas festas!! E viva os santos juninos!! 


3 comentários:

Luciana disse...

Oi Aryanne!

O nosso Brasil é muito lindo, mas as festas do nosso nordeste são maravilhosas! Eu amo São João, as comidas de milho, a decoração... acho uma festa realmente popular! E Aracaju é uma cidade muito acolhedora...

Obrigada pela visita!

Beijinho

Lu

Juliana Lira disse...

E Campina Grande? Difícil falar de Sao Joao por aqui rsrs
Aryanne fiquei feliz de vc ter encontrado o Reticencias, porque assim cheguei aqui.
Tantas lembranças de antigos Sao joaos...rs
Aracaju é sempre linda mesmo sem está tao ornamentada, imagine nessa epoca? rs


Te desejo boa sorte no sorteio (nao esquece de preencher o formulario é o número de lá que vai pro sorteio Ok?)



Milhoes de beijos

Luciana disse...

Oi Aryanne!

São João é bom demais!!! E no nordeste então... só não é bom pra quem vive de regime (como eu)... já devo ter ganhado uns 3 quilos! mas é pra isso que serve a segunda feira: recomeçar a dieta!

Beijinhos

Lu

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...